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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA EFICIENTE

Atualidades

A comunicação precisa atuar junto aos outros métodos de gestão empresarial para que as coisas funcionem, no ambiente de trabalho ela forma um ciclo que envolve todas as áreas organizacionais com intuito de alcançar objetivos comuns à instituição. Ou seja, as ações que afetam meu público interno, refletem no meu público externo e consequentemente na minha imagem no mercado.

As falhas na comunicação empresarial geram erros de processos, quebra de prazos, perda de clientes, insatisfação dos colaboradores e queda na produtividade.

É preciso trabalhar em vários aspectos, desde como se comunica com seus colaboradores, como eles se comunicam com os seus clientes até a forma como os clientes interpretam sua linguagem mercadológica. Podemos citar alguns desafios:

  • Interação com os colaboradores:

Se comunique com o seu público interno mostrando a eles os valores da instituição, mostre o lado humano, contando a história do negócio, criando situações com as quais seus colaboradores possam se identificar. Também é preciso tornar o ambiente agradável, criando situações de confraternização, isso aumenta o vínculo entre as pessoas e consequentemente melhora a comunicação interna.

  • Equipamentos e treinamento:

Ofereça os meios para comunicação clara e concisa. Ter os equipamentos necessários para viabilizar o processo também é imprescindível. Nada acontece por milagre, é preciso criar a consciência da importância da comunicação e da gravidade quando ocorre sua quebra, treinamentos de reciclagem e supervisão precisam estar em dia. Por outro lado, viabilizar a comunicação através de tecnologias adequadas é responsabilidade da instituição. Um parque tecnológico modernizado é fundamental. Um bom provedor de Internet é essencial e a telefonia, por exemplo, precisa estar adequada à demanda da comunicação eficiente para que os colaboradores estejam interagindo interna e externamente de maneira padronizada, utilizando os ramais da empresa e gerando feedback de rendimento e/ou atendimento aos seus gestores. Isso é facilmente conseguido com a implementação de um Pabx virtual, tecnologia moderna, de qualidade e custo acessível.

  • Padrão Visual:

A imagem da empresa, ou seja, a maneira como você é visto pelo seu cliente, também está relacionada à comunicação. Adequar seu padrão visual ao seu produto, conhecer seu público alvo e tentar atender suas necessidades faz com que sua empresa se torne atrativa. Como já mencionados, gerar empatia é fundamental. Os clientes precisam saber que serão ouvidos e terão suas questões resolvidas, precisam sentir que são parte fundamental para o seu negócio. E são, não se esqueça disso!

 

Abordamos questões essenciais para a longevidade de uma empresa. Ficou claro como a comunicação é fundamental?

Acredito que sim, agora pense no seu cenário e em como colocar a comunicação eficiente em prática o mais breve possível.

Boa sorte!

 

Delaini Pereira

Dpto. De Marketing

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